Medicina em Minas Gerais

Benefícios SAMMG

Vantagens e descontos dados aos associados SAMMG!

Workplace by Facebook

Workplace
by Facebook

O Workplace da AMMG é uma rede social restrita a comunidade médica. Foi desenvolvida para facilitar a conexão, a comunicação e a colaboração dos profissionais em temas diversos.

Acesse: http://associacaomedicamg.facebook.com

Como Funciona:

Os usuários da rede se reúnem em grupos para debater assuntos de interesse. A arquitetura da plataforma e a exclusividade da participação de médicos favorecem a discussão de casos clínicos, dúvidas e experiências médicas com sigilo e segurança. Outra vantagem desta ferramenta é a grande possibilidade de network. Por meio do Workplace é possível estreitar relacionamento com colegas que atuam na mesma região, especialidade, hospital ou que apenas compartilhe de interesses em comum.

Como Fazer Parte:

A solicitação pode ser feita pelo e-mail comunicacao@ammg.org.br ou diretamente na Área do Associado.

Atualização Científica:

O AMMG Reviews, acessível por meio do Workplace AMMG, traz revisões de temas importantes das diversas áreas da medicina por meio de vídeo aulas..

Asma Grave

Asma Grave

‘Asma Grave’ é o tema da aula ministrada pelo pneumologista e coordenador da Comissão de Asma da SMPCT, Guilherme Freire Garcia. O especialista define a doença, ressalta a importância da sua identificação, triagem e propostas de tratamento dos pacientes com asma grave e de difícil controle, conforme o ‘Protocolo de Asma’ da Sociedade.

Avaliação no Atleta de Alto rendimento

Avaliação no Atleta de Alto rendimento

Em comemoração ao Dia do Esportista, o AMMG Reviews traz como tema a “Avaliação no Atleta de Alto rendimento”. A videoaula foi ministrada pelo cardiologista, médico do esporte e esportista Dr. Marconi Gomes. O especialista ressalta, entre outros pontos, a importância da avaliação médica na pré-participação esportiva.

Criança e adolescente com asma grave

Criança e adolescente com asma grave

Abordagem da criança, acima dos seis anos, e do adolescente com asma grave é tema da aula ministrada pela Dra. Laura Maria Belizário Lasmar. A especialista fala da epidemiologia e do Protocolo elaborado para a Sociedade Mineira de Pneumologia e Cirurgia Torácica.

Rastreamento do Câncer de Próstata

Rastreamento do Câncer de Próstata

‘Rastreamento do Câncer de Próstata’, com o especialista Eduardo Vitor de Castro.

Manejo da Crise de Asma no Pronto Atendimento

Manejo da Crise de Asma no Pronto Atendimento

‘Manejo da Crise de Asma no Pronto Atendimento’, pneumologista Flávio Mendonça;

Síndromes Hereditárias de Câncer de Mama

Síndromes Hereditárias de Câncer de Mama

‘Síndromes Hereditárias de Câncer de Mama’, José Cláudio Casali;

Maus Tratos na Infância e na Adolescência

Maus Tratos na Infância e na Adolescência

‘Maus Tratos na Infância e na Adolescência’, pelo ortopedista e traumatologista Bernardo Luís Fornaciari Ramos, também estão disponíveis.

Rastreamento e Diagnóstico do Câncer de Mama

Rastreamento e Diagnóstico do Câncer de Mama

‘Rastreamento e Diagnóstico do Câncer de Mama’, com o mastologista Gabriel de Almeida Silva Júnior;

Transplante de Órgãos no Brasil

Transplante de Órgãos no Brasil

‘Transplante de Órgãos no Brasil’, Agnaldo Soares Lima;

Entrevista Motivacional

Entrevista Motivacional

‘Habilidades de comunicação: entrevista motivacional’, médico da família e comunidade, Ricardo Alexandre de Souza;

Abordagem da endometriose e dor pélvica crônica

Abordagem da endometriose e dor pélvica crônica

‘Abordagem da endometriose e dor pélvica crônica’, com a ginecologista Márcia Mendonça Carneiro;

Avaliação sorológica da imunidade contra Hepatite B e sua vacina

Avaliação sorológica da imunidade contra Hepatite B e sua vacina

‘Avaliação sorológica da imunidade contra Hepatite B e sua vacina’, com o pediatra e imunologista José Geraldo Leite Ribeiro;

Câncer de Cabeça

Câncer de Cabeça

A especialista Aline Lauda Freitas Chaves falou sobre o tema e a mudança do perfil epidemiológico devido ao HPV. Segundo Chaves, esta é a quinta neoplasia mais comum em todo o mundo. No Brasil e na Índia, um dos tumores mais prevalentes é o de câncer de cavidade oral. Ela relatou dados do Inca que contabilizam 11 mil novos doentes por ano. “O que mostra a importância de discutirmos o assunto, que tem no cigarro, seguido do álcool, seus principais fatores de risco.”

Cistos Pancreáticos Incidentais

Cistos Pancreáticos Incidentais

A diretora científica adjunta da AMMG, a radiologista Luciana Costa abordou ‘Cistos pancreáticos incidentais’

Surdez Súbita

Surdez Súbita

A ‘Surdez súbita’ foi apresentada na aula da otorrinolaringologista Jordana Carvalhais Barroso. Ela explicou que o diagnóstico diferencial inclui doenças infecciosas, hematológicas e neurológicas e considera a surdez súbita como uma afecção de etiopatogenia multifatorial.

HPV

HPV

A presidente da AMMG, a ginecologista e obstetra Maria Inês de Miranda Lima evidenciou a problemática do HPV e seu impacto nas diversas especialidades.

Desnutrição

Desnutrição

A especialista em nutrição parenteral e enteral, Maria Isabel Toulson Davisson Correia, abordou ‘A terapia nutricional no Brasil: histórico e impacto no prognóstico dos pacientes’. Correia citou a importância de aumentar a consciência das equipes de saúde sobre o problema da desnutrição no país.

Diagnóstico diferencial do Olho Vermelho

Diagnóstico diferencial do Olho Vermelho

O diretor de comunicação da AMMG, vice-presidente da Sociedade Mineira de Oftalmologia, Luiz Carlos Molinari, falou sobre o ‘Diagnóstico diferencial do olho vermelho’. O tema foi apresentado a partir casos clínicos, permitindo aos colegas identificarem sintomas, diagnóstico e melhores formas de tratamentos e prevenção. O especialista listou referências que podem ser obtidas na Biblioteca Virtual da AMMG.

Atualização DPOC

Atualização DPOC

O pneumologista Fernando Ferreira Pereira tratou da‘Atualização DPOC’.

Infarto Agudo

Infarto Agudo

A cardiologista e emergencista, diretora da Associação Brasileira de Medicina de Emergência – Regional Minas Gerais (Abramede MG) Amanda Santos Pereira disse que a escolha do tema se deve aos dados alarmantes apresentados pela patologia. “Em 2016 foram registradas 349.938 mortes por doenças cardiovasculares e a abordagem precoce do paciente com infarto na sala de emergência é decisiva”.

Seja um Sócio SAMMG

Seja um Sócio

Seja um apoiador do meio acadêmico.