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24/JUN/2021
A leitura tem a capacidade de enriquecer o conhecimento, ampliar a capacidade cognitiva e estimular o senso crítico. De acordo com Monteiro Lobato, renomado escritor brasileiro, um país se faz com homens e livros, dessa forma, é importante afirmar que o hábito de ler é capaz de formar cidadãos críticos, capazes de se manifestarem intelectualmente (1,2). Desde a infância até a vida adulta, a prática da leitura deve ser rotineira, para estimular o desenvolvimento intelectual e corroborar com a formação de um indivíduo socialmente interativo (2).
No meio acadêmico, principalmente na medicina, a prática de ler livros dessa área está inserida no cotidiano dos estudantes e profissionais da saúde, visto que esse grupo precisa se manter constantemente atualizado sobre as inúmeras descobertas e inovações que surgem todos os dias, e sempre buscar novos conhecimentos, para ter total capacidade teórica e crítica de exercer sua profissão com excelência, competência e responsabilidade. Desde o início da formação acadêmica, livros de anatomia, fisiologia, semiologia, patologia, clínica médica, entre diversos outros, se tornam o viés principal de busca de informações dos estudantes de medicina, e, o hábito de sempre procurar por esses livros, para obter os conhecimentos necessários para a formação acadêmica, é essencial para maximizar o aprendizado (2,4).
Além dos livros acadêmicos, é importante que os estudantes e profissionais da área da saúde busquem outras leituras de interesse particular, que fujam do âmbito discente e científico. A variação temática dos livros é essencial não apenas como uma atividade prazerosa e recreativa, mas também para expandir as vertentes de conhecimento e senso crítico (1). Existem inúmeros gêneros literários capazes de proporcionar momentos de lazer e conhecimento, como os livros de romance ou ficção científica, que são capazes de transportar o leitor para uma realidade paralela, e despertar sentimentos e reflexões (1). Outros gêneros literários muito procurados atualmente, são os livros de autoajuda e autoconhecimento, que podem, até mesmo, auxiliar o leitor a enfrentar obstáculos e lidar com seus conflitos da melhor forma possível. Além disso, ao criar o hábito de ler, o indivíduo estará fortalecendo diversas habilidades que serão essenciais para sua formação acadêmica e desenvolvimento pessoal, como melhorar sua escrita e oratória, aumentando sua memória, ampliando seu vocabulário e ampliando sua capacidade crítica e cognitiva (5).
A importância da leitura na vida acadêmica é constantemente realçada. Nesse contexto, um estudo de psicologia realizado em 2003, comprovou a existência de uma associação entre a compreensão em leitura e desempenho acadêmico (3). O compreendimento literário envolve o entendimento das sentenças no texto, e a ideia explicitada por elas, baseada na percepção de mundo do leitor, adicionando seus conhecimentos, experiências anteriores, para a formação de uma conclusão própria sobre o tema (3). Esse estudo afirmou que “quanto mais o homem toma conhecimento de seu mundo e de novas palavras, mais apto ele será no reconhecimento delas”, enfatizando que a leitura e a capacidade de obter informações estão intimamente relacionadas (3). Dessa forma, o hábito de ler se torna um ciclo infinito de obtenção de conhecimento, visto que quanto mais pratica-se o hábito da leitura, mais informações são adquiridas, e maior é a capacidade de interpretação e o poder de aquisição de conhecimento (3).
O ensino brasileiro não possui a tradição de conduzir os docentes à formação de um leitor proficiente (4). Assim, existem inúmeros alunos que iniciam o curso superior com uma grande dificuldade de compreender solidamente os textos solicitados pelos professores, podendo afetar sua formação profissional, caso esse obstáculo não seja sanado (4). É necessário que o aluno tenha o hábito de ler frequentemente, para que suas dificuldades diminuam gradualmente, com a persistência da prática. A leitura e o aprendizado são indissociáveis, fazendo-se necessário que o aluno domine o ato de ler, para concretizar seus conhecimentos e conduzi-lo à uma atitude dinâmica e criticamente ativa, em relação às novas informações adquiridas, que irão implicar diretamente na sua formação profissional (4).
Para que a leitura se torne um hábito no dia a dia do estudante, é necessário que ele reconheça a importância disso e inicie a prática para obter prazer ao ler (5). Para isso, é necessário procurar um livro interessante, um local tranquilo para esse momento, e estipular metas de leitura diária (5). Assim, a medida que esse hábito se desenvolva, o estudante irá desfrutar dos benefícios que a prática da leitura impacta sobre sua vida acadêmica e pessoal.
Autoria: Comissão Ensino Médico: Gabriella Bartolomeu e Luana Ribeiro
Referências:
Aranha G, Conde GB. REINAÇÕES DE MONTEIRO LOBATO. Miscelânea: Revista de Literatura e Vida Social. 2009;6:112-23.
de Brito DS. A importância da leitura na formação social do indivíduo.
de Oliveira KL, dos Santos AA, Primi R. Estudo das relações entre compreensão em leitura e desempenho acadêmico na universidade. Interação em psicologia. 2003 Jan;7(1):19-25.
dos Santos SD. A importância da leitura no ensino superior. Revista de educação. 2006;9(9).
De Sabino MM. Importância educacional da leitura e estratégias para a sua promoção. Revista iberoamericana de educación. 2008 Mar 25;45(5):1-1.
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